mardi 24 novembre 2009

textes chorale

A SAUDADE MATA A GENTE

Fiz meu rancho na beira do rio
Meu amor foi comigo morar
E nas redes nas noites de frio
Meu bem me abraçava pra me agasalhar
Mas agora, meu Deus, vou-me embora
Vou-me embora e não sei se voi voltar
A saudade nas noites de frio
Em meu peito vazio virá se aninhar

A saudade é dor pungente, morena
A saudade mata a gente, morena
A saudade é dor pungente, morena

A saudade mata a gente

ANUNCIAÇÃO
A meia-noite uma estrela apareceu
De raro brilho e de beleza sem igual
Anunciando que Jesus nasceu
Dando-nos assim a linda noite de Natal
Nos as pastorinhas e os pastores
Iremos tambem à Belem, à Belem
Cheios de fé, cheios de amor
Anunciando essa noite de Natal
Pedimos de todo coração
Essa nossa exaltação
Elevando nossa vida material
Jesus, oh Jesus dai à seu povo
Um feliz Natal e um bom Ano Novo


AO ROMPER DA AURORA
(voir Jornada de Sao José)


AZULAO -Jaime Ovalle/Manuel Bandeira

Vai, Azulão, Azulão
Companheiro, vai
Vai ver minha ingrata
Diz que sem ela o sertão
Não é mais sertão
Ai voa, Azulão, vai contar
Companheiro, vai

BERIMBAU -Baden Powell/Vinicius de Moraes

Quem é homem de bem não trai
O amor que lhe quer seu bem
Quem diz muito que vai, não vai
Assim como não vai, não vem
Quem de dentro de si não sai
Vai morrer sem amar ninguém
O dinheiro de quem não dá
É o trabalho de quem não tem
Capoeira que é bom não cai
Mas se um dia ele cai, cai bem

Capoeira me mandou dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou vai ter briga de amor
Tristeza, camará


BOAS FESTAS -Assis Valente

Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
E assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem

BORBOLETA PEQUENINA

Borboleta pequenina
Vem brincar no meu cordão
Venha ver quanta alegria
Nessa noite de Natal

Eu sou uma Borboleta
Pequenina e feiticeira
Ando no meio das flores
Procurado quem me queira
Ai, Ai!

CAICO -H. Villa-Lobos / T. Calazans

Ô Mana deixa eu ir, Ó Mana eu vou só
Ô Mana deixa eu ir para o sertão de Caicó

Eu vou cantando com aliança no dedo
Eu aqui só tenho medo do Mestre Zé Mariano
Mariazinha botou flores na janela
Pensando em vestido branco, véu e flores na capela


CAMPINAS ALEGRES

Campinas alegres, onde Jésus nasceu BIS
Entre'as folhas da lapinha, Jésus resplendesceu BIS

Que susto! que susto! que belos pastores )
Sentados na relva entre as belas floras      )  BIS


CANTO DA MEIA NOITE

Em dezembro a vinte-e-quatro
A meia noite deu sinal
Canta os anjos nas alturas
Hoje é noite de Natal

Mas olhem que abraço
Vem meu bem me dar
O meu amor é esse
Não há outro igual

Esta noite era bem tarde
Acordada estava eu
Ouvi cantar o galo
Dizendo Cristo Nasceu

Mas olhem que abraço…

Bate asas canta o galo
Dizendo: Cristo nasceu!
Cantam os anjos nas alturas:
Gloria in Excelsis Deus!

Mas olhem que abraço…


CASINHA PEQUENINA

Tu não te lembras da casinha pequenina
Onde o nosso amor nasceu?
Tu não te lembras da casinha pequenina
Onde o nosso amor nasceu?
Tinha um coqueiro do lado
Que coitado de saudade, já morreu!
Tinha um coqueiro do lado
Que coitado de saudade, já morreu!   

Tu não te lembras das juras, ô perjura
Que fizeste com fervor?
Tu não te lembras das juras, ô perjura
Que fizeste com fervor?
Daquele beijo demorado, prolongado
Que selou o nosso amor?  
Daquele beijo demorado, prolongado
Que selou o nosso amor...


CIGANA

Sou Cigana do Egito
Vim aqui para dançar
Eu digo o destino de todos
E o desejo do coração
Oh! Pastorinha bela
Me dá a tua mão
Eu digo a tua sorte
Teu destino, teu futuro
E também teu coração


COCO PENERUÊ

Olha'o coco peneruê, olha'o coco peneruá

'Sta nega é o coco de stambiro biro biro
Sta nega é o coco do stambiro biro á

Olha'o coco peneruê, olha'o coco peneruá
Olha'o coco peneruê, sacode o coco e olha o coco peneruá

Roda volante puxa avante manivela
Meu mano carrega nela e bota o azeite no mangá
Tenho uma faca, uma pistola, uma riuna
Quando o cabra se arripuna, bole em baixo o tiro pá!!!

Olha'o coco peneruê... etc ...

Coco peneruê... Coco penuruá...


DE PAPO PRO AR

Eu não quero outra vida
Pescando no rio de Jereré
Tenho peixe bom
Tem siri patola
De dá com o pé

Quando no terreiro
Faz noite de luar
E vem a saudade me atormentar
Eu me vingo dela
Tocando viola de papo pro ar

Se ganho na feira
Feijão, rapadura
Pra que trabalhar
Eu gosto do rancho
O homem não deve
Se amofinar


DERRAMARO O GAI -L.Gonzaga/Zé Dantas

Eu nesse côco num vadeio mais
Apagaro o candeeiro, derramaro o gai (Côro) (4x)

Apagaro o candeeiro, derramaro o gái
Coisa boa nesse escuro já sei que num sai
Já não tão mais respeitando nem eu que sou pai
Pois me deram um beliscão quase a carça cai
Começando desse jeito num sei pronde vai
Por isso nesse côco num vadeio mais
Eu nesse côco num vadeio mais...

No escuro desse jeito ninguém se distrai
Pai de moça nessa festa só vai ter trabái
Seu Zé Chico nesse côco e Isabé num cai
O seu noivo tá querendo mas eu sou o pai
Ou acende um candeeiro bem cheim de gái
Ou ela nesse côco num vadeia mais
Eu nesse côco num vadeio mais...

Sazefinha entrou no côco com a gente e num sai
Pois ficou que nem badalo dentro do chocái
Levou tanta imbigada que caiu pra trái
Saiu andando manca que nem papagái
Seu marido foi falar mas levou cinco tái
Por isso nesse côco num vadeio mais


DISPUTA DAS CORES

Nós somos do encarnado
A cor do nosso coração
Os nossos partidários,
Quando entramos em cena
Vibram todos de emoção

Nós somos do azul
A cor do nosso céu de anil
Os nossos partidários
Quando entramos em cena
A todos sorrisos mil

Como sou a Diana
Diana dos partidos sou
Os nossos partidários
Quando eu entro em cena
A todos sorrisos dou


DORALICE -Dorival Caymmi

Doralice eu bem que te disse
Amar é tolice, é bobagem, ilusão
Eu prefiro viver tão sozinho
Ao som do lamento do meu violão

Doralice eu bem que te disse
Olha essa embrulhada em que vou me meter
Agora amor, Doralice meu bem
Como é que nós vamos fazer?

Um belo dia você me surgiu
Eu quis fugir mas você insistiu
Alguma coisa bem que andava me avisando
Até parece que eu estava adivinhando
Eu bem que não queria me casar contigo
Bem que não queria enfrentar esse perigo, Doralice
Agora você tem que me dizer
Como é que nós vamos fazer?


EU SÓ QUERO UM XODÓ

Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu nāo tenho ninguém
Eu levo a vida assim tāo só

Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó prá mim
do meu jeito assim
Que alegre o meu viver


FORMALIZAÇÃO DAS PASTORAS

Vem cá companheiras
Formalizar                    BIS
Que a nossa alegria
é sem igual

Trazemos um pandeiro na mão
Que é para nos alegrar
Vinhemos cantar nesse dia
Hoje é noite de Natal
Cantam os anjos nas alturas
Gloria in Excelsis Déus
Hoje é dia de Natal

 

GUACYRA

Adeus Guacyra
Meu pedaçinho de terra
Meu pé de serra que ninguém
Sabe onde está
Adeus Guacyra
Onde a lua pequenina
Não encontra na colina
Nem um lago pra se olhar

Eu vou me embora
Mas eu volto nesses dias
Virgem Maria tudo há de permitir
E se ela não quizer,
Eu vou morrer cheio de fé
Pensando em ti.


JORNADA  DE SÃO JOSÉ
+ AO ROMPER DA AURORA

Meu São José dai-me licença
Para o Pastoril dançar
Vinhemos para adorar
Jesus nasceu para nos salvar (BIS)

Ao romper da aurora
Ao clariar do dia
Alegres companheiras
Vão cantando com alegria
Quá, quá, quá, quá, quá, quá,
Tira o leque da cintura
Vamos todas se abanar

LUAR DO SERTAO 
-Joao Pernambuco & Catulo da Paixao Cearense

Não há, ó gente, oh não, luar como esse do sertão

Ah que saudade do luar da minha terra
Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão
Este luar cá da cidade tão escuro
Não tem aquela saudade do luar lá do sertão

Se a lua nasce por detras da verde mata
Mais parece um sol de prata, prateando a solidão
E a gente pega na viola e ponteia
E a canção e a lua cheia, a nascer no coração

A gente fria desta terra sem poesia
Não se importa com esta lua nem faz caso do luar
Enquanto a onça lá na verde da capoeira
Leva uma hora inteira vendo a lua derivar

Ai quem me dera que eu morresse lá na serra
Abraçado à minha terra e dormindo de uma vez
Ser enterrado numa grota pequenina
Onde à tarde a sururina chora a sua viuvez


MARACANGALHA -Dorival Caymmi


Eu vou pra Maracangalha eu vou
Eu vou de uniforme branco eu vou
Eu vou de chapéu de palha eu vou
Eu vou convidar Anália eu vou

Se Anália não quiser ir eu vou só
Eu vou só eu vou só
Se Anália não quiser ir eu vou só
Eu vou só eu vou só
Sem Anália mas eu vou

MARAMBAIA -Henricao & R. Campos

Eu tenho uma casinha lá na Marambaia
Fica na beira da praia, só vendo que beleza.
Tem uma trepadeira que na primavera
Fica toda florescida de brinco de princesa.
Quando chega o verão eu sento na varanda,
Pego o violão e começo a tocar.
Minha morena que está sempre bem disposta
Senta-se ao meu lado também a cantar.

Quando chega a tarde um bando de andorinhas
Voa em revoada fazendo verão
E lá na mata um sabiá gorjeia
linda melodia pra alegrar meu coração
Às seis horas o sino da capela
Bate as badaladas da Ave Maria
E a lua nasce por detrás da serra
Anunciando que acabou o dia

NA BAHIA TEM

Na Bahia tem... tem, tem, tem...
Na Bahia tem, ô morena, côco de vintem

la, la la laia...

Na Bahia tem... vou mandar comprar
Maquina de costura, ô morena, ferro de engomar

Na Bahia tem... ja mandei comprar
Saia bem rodada, ô morena, pra você dançar


O QUE É QUE A BAIANA TEM -D. Caymmi


O que é que a baiana tem? O que é que a baiana tem?

Tem torço de seda, tem brinco de ouro, corrente de ouro
Tem pano-da-costa, tem bata rendada, pulseira de ouro
Tem saia engomada, sandália enfeitada

Tem graça como ninguém... Como ela requebra bem...

Quando você se requebrar, caia por cima de mim
Caia por cima de mim, caia por cima de mim...

O que é que a baiana tem? O que é que a baiana tem?

Tem torço de seda, tem ... etc ...

Só vai no Bonfim quem tem... O que é que a baiana tem?

Um rosário de ouro, uma bolota assim
Ai, quem não tem balangandãs não vai no Bonfim


OFERTANDO FLORES

No meu jardim eu tenho
Para ofertar ao Senhor
Lindos cravos, lindas rosas 
com seu cheiro embriagador
A linda Mestra é uma roseira
A contra mestra é um craveiro 
A Diana é uma cravina
E as pastorinhas são as jardineiras


PEIXINHOS DO MAR

Quem te ensinou a nadar? Quem te ensinou a nadar?
Foi, foi marinheiro, foi os peixinhos do mar

E nós que viemos de outras terras, de outro mar

Temos pólvora, chumbo e bala, nós queremos é guerrear


PRECE AO VENTO

Vento que balança as palhas do coqueiro
Vento que encrespa as águas do mar
Vento que assanha o cabelo da morena
Me traz notícia de lá

Vento que assovia no telhado
Chamando para a lua espiar oh
Vento que na beira lá da praia
Escutava o meu amor a cantar oh oh oh oh oh

Hoje estou sozinho e tu também
Triste me lembrando do meu bem
Vento, diga por favor
aonde se escondeu o meu amor


PRESENTE DE NATAL -N. Noronha


Papai Noel me deu um bom presente de Natal
Voce embrulhadinha num papel monumental
Papai Noel me deu um bom presente de Natal
Voce embrulhadinha num papel monumental

Quem ganha boneca é menina eu sei
Mas eu sou menino e tambem ganhei ...
Nao foi uma bola nem sequer um cavalinho
Mas foi voce amor que veio entao pra ser o meu benzinho


RODA PIÃO + MEU PIÃO -Zé do Norte


Roda pião, bambeia pião ! (4x)

O Pião entrou na roda, ó pião ! (bis)
Roda pião, bambeia pião ! (bis)

Sapateia no tijolo, ó pião ! (bis)
Roda pião, bambeia pião ! (bis)

Dance na mão dance na mão, dance na mão, meu pião

O meu pião ele só roda com ponteira
A ponteirinha é rasteirinha pelo chão

O meu pião é feito de goiabeira
Ele só roda com ponteira na palma da minha mão
Roda morena no meio desse salão
Requebrando o corpo todo no ronco desse pião

Dance na mão dance na mão, dance na mão, meu pião


ROSA AMARELA

Olha a rosa amarela, rosa, tão formosa, tão bela, rosa

Iá-iá meu lenço, ô Iá-iá, para m'enxugar, ô Iá-iá
Que essa despedida, ô Iá-iá, já me fez chorar, ô Iá-iá


SABIÁ (de L.Gonzaga)

A todo mundo eu dou psiu (Psiu, Psiu, Psiu)
Perguntando por meu bem (Bem, Bem, Bem)
Tendo um coração vazio
Vivo assim a dar psiu
Sabiá vem cá meu bem

Tu que anda pelo mundo (Sabiá)
Tu que tanto já voou (Sabiá)
Tu que canta aos passarinhos (Sabiá)
Alivia minha dor

Tem pena d'eu (Sabiá)
Diz por favor (Sabiá)
Tu que tanto anda no mundo (Sabiá)
Onde anda o meu amor
(Sábia..a...a)

SABIÁ (de Sinhô)

Sabiá, sabiá cantou na mata
e anunciou chiu, chiu
No melhor de minha vida
meu amor fugiu
Procurei me aproximar
do sabiá encantador
Sentindo o meu pisar
fez tal qual o meu amor
Papagaio, maitaca
piriquito, sabiá
quando cantam faz saudade
dos carinhos de Iaiá

SABIÁ LÀ NA GAIOLA

Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho
Voou, voou, voou, voou
E a menina que gostava tanto do bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou

Sabiá fugiu pro terreiro, foi cantar lá no abacateiro
E a menina vive a chamar: vem cá sabiá, vem cá

A menina diz soluçando: Sabiá estou te esperando
Sabiá responde de lá: Não chores que eu vou voltar


UIRAPURU -Waldemar Henrique

Certa vez de montaria eu descia um "paraná"
O caboclo que remava não parava de falar, ah, ah
Não parava de falar, ah, ah, que caboclo falador!

Me contou do "lobisomen", da mãe-d'água, do tajá
Disse do juratahy que se ri pro luar, ah, ah
Que se ri pro luar, ah, ah, que caboclo falador!

Que mangava de visagem que matou surucucú
E jurou com pavulagem que pegou uirapuru, ah, ah
Que pegou uirapuru, ah, ah, que caboclo tentadô

Caboclinho, meu amor, arranja um pra mim
Ando roxo pra pegar unzinho assim...
O diabo foi-se embora, não quis me dar
Vou juntar meu dinheirinho pra poder comprar

Mas no dia que eu comprar, o caboclo vai sofrer
Eu vou desassossegar o seu bem querer, ah, ah
O seu bem querer, ah, ah, ora deixa ele pra lá...


UMA ESTRELA RENASCE NO CÉU

Uma estrela renasce no céu
Anuciando que o Natal chegou
Com os meus braços aos céus
Oremos graças o Nosso Senhor
Paz na terra aos homens de bem
Ser feliz é a nossa vontade
Eu não esqueço ninguem
E dou a todos mil felicidades
Aleluia, aleluia, pelo bem que nos conduz           BIS
Aleluia, aleluia  pelo amor ao ao menino Jesus

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire